sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AS LÁGRIMAS QUE COMPENSAM A DOR

Pr. Gomes Silva

Dia 25 de dezembro é feriado para todo mundo no País da “Preguiça”. Não para quem tem responsabilidade no Reino de Deus e faz com amor o que o Senhor ordenou: “Ide”. Assim, fui a João Pessoa na equipe da VINACC com a missão de divulgar o 16º Encontro Para a Consciência Cristã, que acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março do próximo ano. A meta era alcançar aqueles que foram à Primeira Igreja Batista comemorar o Natal, como realmente aconteceu.

Já no palco, montado ao lado da Igreja, contemplando uma multidão de mais de seis mil pessoas, observo alguns agentes penitenciários. De imediato, nada de desconfiança. O culto segue e inúmeras apresentações são realizadas e cujos hinos alegravam aquele povo com cenas marcantes. Algumas jovens – escoradas no palco - choravam ao contemplar o êxito das colegas em suas apresentações. Mas algo muito mais emocionante estava para acontecer.

O pastor Estevam Fernandes, titular da 1ª Batista, convida o Coral Luz, formado por cinco jovens senhoras: Nataly Maria, Marcia Felix, Deise Elaine, Audilene Silva e Mayara Fragoso. Aquele pastor chama outra pessoa, muito familiar daquelas mulheres. Era a diretora da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, de João Pessoa, Cinthya Almeida. Não agüentei. Comecei a sentir dentro de mim a dor, o sofrimento daquele grupo e, ao mesmo tempo, a alegria de vê-las publicamente dando um testemunho de esperança, de amor e de gratidão ao Deus que tudo pode.

Elas começaram a cantar. Algumas nem conseguiram entrar no tempo certo, tamanha foi a emoção que invadiu o seu ser. O hino muito conhecido, dizia: “Mestre eu preciso de um milagre, transforma minha vida, meu estado...”. Aquele momento foi especial. Homens, que aparentavam ter mais de 50 anos, senhoras de idade, jovens e até pastores que se encontravam no palco, foram às lágrimas.

Isto porque, a mesma emoção que tomou conta do coração de quem já tinha visto a apresentação delas no Tribunal de Justiça do Estado e no Palácio da Redenção, envolvia, ali, uma plateia que foi comemorar o Natal em plena via pública.

Aquelas mulheres destemidas, corajosas e esperançosas saíram de cena, entrando em um carro da Penitenciária para voltarem à realidade prisional. Mesmo assim, os olhos da maioria brilhavam de alegria, de contentamento, numa expressão facial que se podia interpretar assim: As lágrimas da alegria compensam a dor da nossa realidade. 

O carro se foi, mas ficou uma certeza: quando alguém, por mais errado que seja, se pega a Deus e deixa Cristo nascer em sua vida, nova criatura será, pois a palavra inspirada assegura: “Se alguém está em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo...”

Ao coral Luz fica a minha alegria por conhecê-lo e pelo exemplo que me dá: de que ainda é possível ressocializar, valorizando, assim, o ser humano em sua essência.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MÉRCIA: Uma mulher exemplar que chega aos 60

Pr. Gomes Silva

A Palavra de Deus, em Provérbios 31:10..., fala da “Mulher Virtuosa”. Essa senhora referida no texto tem pelo menos sete características: Ela é uma mulher de valor, é trabalhadora, zela pelo bom andamento de sua casa, é sensível, é sábia com as palavras, faz bem e não mal ao seu esposo todo dia de sua vida, tem uma beleza que não acaba, só aumenta.

Algumas senhoras, para justificar uma vida diferente dessa, dizem que é impossível, hoje, existir outra igual a essa de Provérbios. Não, não é difícil. Conheço muitas damas que dignificam a “Classe do Sexo Frágil” e são reconhecidas como tal. Uma delas, sem sombra de dúvida, é a senhora Mércia Maria, evangélica, um exemplo de mulher em Campina Grande.

Quem a conhece sabe do que estou falando. Não vou entrar em pormenores da sua vida. Contudo, posso afirmar que ela já enfrentou muitos desafios na sua vida conjugal, profissional e até espiritual. Mas continuou firme, mesmo diante de conselhos que, diante de Deus, não foram e nem são bem-vindos a sua vida. A maioria deles veio de amigos e amigas que não suportavam vê-la passar por tamanhas aflições, mas, claro, respeitando a sua opção.

Os anos passaram e Mércia continua firme, sem largar o largável em tempos outros, sempre acreditando no agir de Deus. E ela tem visto o quanto o Senhor tem honrado a sua persistência, mesmo tendo que assumir a responsabilidade que sempre pertenceu a outra parte.

Tenho Mércia como uma mãe, amiga, conselheira etc, pois tive a felicidade de, por mais de cinco anos, estar na condição de seu pastor quando dirigia a Igreja O Brasil Para Cristo no bairro do Pedregal em Campina Grande. Lembro-me como se fosse hoje. Ela, apesar de sua idade, e de morar distante da igreja, nunca se furtou em trabalhar na obra. Sair do trabalho para ir à igreja e depois pegar ônibus às 10 horas ou mais da noite para ir para casa cuidar ainda do jantar, do esposo e dos filhos, nunca foi problema para ela.

Hoje, Mércia chega aos sessentas anos de vida. E tenho a alegria de me juntar a tantas outras pessoas que também se sentem felizes com a felicidade contemplativa da irmã Mércia com quem trabalhamos na Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC.

Parabéns, irmã Mércia. A Senhora merece muito mais!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Discutindo sobre fé e ciência

Pr. Gomes Silva

O Encontro para a Consciência Cristã é, sem dúvida, um evento multifacetado, porque é destinado aos mais diversos públicos, abordando inúmeros assuntos num mesmo período, instruindo igrejas, famílias, indivíduos e a juventude de modo especial. Os participantes aproveitam o encontro para obter mais conhecimento e dissipar dúvidas em áreas como fé, ciência, filosofia, teologia, física, biologia, ação social, dependência química etc.

Durante o 15° Encontro Para a Consciência Cristã, o público terá a oportunidade de participar do 1º Encontro Nacional de Cientistas Cristãos - O ENACC. Um de seus palestrantes será o cientista e professor Marcos Eberlin, da UNICAMP. Os outros, serão o físico Adauto Lourenço (SP); o coordenador do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente),  Enézio Almeida (SP), além do biólogo Ricardo Marques (CE).
 
O que nos chama mais atenção no caso do ENACC é o fato de que, exatamente nele, serão abordadas as contradições científicas existentes em teorias como o evolucionismo. A proposta do evento é elencar argumentos de várias áreas do conhecimento (química, física, biologia, arqueologia, etc.) para demonstrar as contradições dessas teorias. Além disso, as discussões do 1º ENACC também serão voltadas para uma analise das diversas teorias no âmbito educacional, na medida que o evento discutirá o modo como o evolucionismo é tratado nos livros didáticos.
 
Já que esse tipo de debate não encontra espaço, na maioria das vezes, no âmbito acadêmico, o ENACC proporciona a discussão do assunto com liberdade, oferecendo ao participante a oportunidade de questionar os próprios palestrantes, que virão a Campina Grande com esse objetivo.